Resumos dos projetos do ano de 2009 - 68 ao 77

Trabalhos do ano de 2009:

AQUECIMENTO DE ÁGUA COM GARRAFA PET (68)

Ensino Médio
Grupo de Pesquisa: Bianca Threiss
                                 Susan Mussatto
RESUMO
Esse projeto tem por bem conscientizar as pessoas da importância de economizar energia elétrica e fazer bom uso do lixo doméstico. Além de provar para grandes empresas que de forma espontânea poderiam demonstrar compromisso e responsabilidade com destino final das embalagens de seus produtos. O aquecedor de água feito com garrafa PET, caixa tetra pak, cano PVC, mostra isso perfeitamente; é simples barato e muito útil.
Foi testado e deu certo, o único problema é o frio do Rio Grande do Sul que prejudica o andamento do processo.

LIXO ESPACIAL (69)

Ensino Médio
Grupo de Pesquisa: Diana Patrícia Dill
                                Gabriela de Oliveira
                                Mariane Bragagnolo
RESUMO
Lixo espacial: são objetos criados pelos humanos e que se encontram em órbita ao redor da Terra, mas que não desempenham nenhuma função útil. Esses objetos congestionam o espaço em volta da Terra e causam riscos de acidentes graves.
Objetivo do trabalho: informar e alertar as pessoas sobre a existência da poluição espacial, a ameaça que ela pode causar em nível maior na terra e as possíveis soluções para minimizar o problema.

IDENTIFICADORES PARA DEFICIENTES VISUAIS (70)

Ensino Médio
Grupo de Pesquisa: Lisângela Maurina
                                Thaís Lovatto
                                Renata Pereira
O nosso projeto falou sobre os deficientes visuais, aonde mostramos que os deficientes têm um papel importante na sociedade. Eles podem ter um bom emprego, uma boa casa. Tudo isso com a ajuda de alfabetos e números em baile.
Então pensamos na possibilidade de inventar um microondas que é um dos eletrodomésticos usados no dia-a-dia, não só inventamos adesivos no microondas como inventamos no mp4, com auxilio de manual de instrução em braile e um ponto de identificação para ligar, buscando com esse trabalho a melhor condição de vida dos deficientes visuais.

CAMERA FOTOGRAFICA COM SENSOR DE MOVIMENTO (71)

Ensino Médio
Grupo de Pesquisa: Jheyson Chimenes
                                 Monique Vidor
                                 Patricia Monego
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo construir um protótipo de câmera com sensor de movimento mais barata do que a atualmente encontrada no mercado. A partir dos testes realizados após o termino da montagem da câmera, conclui-se que quando utilizando a fonte de 9V a câmera funciona, mas quando utilizado a bateria de 9V ela não tem o mesmo êxito.

FERMENTADO DE MARACUJA (72)

Ensino Médio
Grupo de Pesquisa: Gustavo Lazzari da Costa
                                 Marco Aurélio Adamatti Júnior
                                 Mauricio Menezes do Prado
RESUMO
O fermentado de maracujá foi elaborado a partir de um processo semelhante ao de produção do vinho de uva, porem com algumas diferenças. O suco de maracujá, por ser muito ácido (pH=2,6), necessitou de um ajuste de pH para que pudesse ocorrer o processo fermentativo. Com a adição de levedura Saccharomyces cerevisiae ao açúcar e o suco, transformando o açúcar em álcool e assim ocorrendo a fermentação e a conclusão do projeto.

PROJETO DECA (73)

Ensino Médio
Grupo de Pesquisa: Lucas Faccin
                                 Bruno Ribeiro
RESUMO
Destros e canhotos diferenciam-se pela preferência de usar, a mão esquerda ou direita. Tal característica é definida por inúmeras teorias, dentre as quais a principal é genética.
A população mundial é de apenas 10% de canhotos, portanto a probabilidade de uma criança nascer canhota ou ambidestra é muito pequena.
As principais pesquisas indicam uma interessante porcentagem: se ambos os pais forem canhotos, a criança terá em média 30% de chance de ser canhota também, se apenas um dos pais for canhoto, as chances caem para a média de 15%, e se ambos os pais forem destros as chances não passam de 5% para a criança ser canhota.
Outras teorias também demonstram relação hormonal da mãe e até mesmo posição do feto no útero.

APAGADOR MAGNETICO (74)

Ensino médio
Grupo de Pesquisa: Jonathan Rodrigues
                                 Morgana Dal Sant Fernandes
RESUMO
O trabalho Tem como objetivo criar um apagador magnético, que será utilizado em um quadro já existente, com fins de diminuir a retirada da matéria prima da natureza, para que os efeitos que o planeta tem sofrido possam ser diminuídos e proporcione comodidade em sala de aula.

VICIO TECNOLOGICO (75)

Ensino Médio
Grupo de Pesquisa: Anderson Concatto
                                 Maria Eduarda Priori Andrighetti
RESUMO
Cada vez mais presente, as tecnologias vem tomando grande espaço na vida das pessoas. Apesar das tecnologias serem vistas como uma grande evolução e de muitos benefícios, pode também acarretar em muitos problemas chegando até a causar problemas psiquiátricos. Esse trabalho teve como objetivo estudar o nível relacionado ao uso da tecnologia no cotidiano dos humanos e estudar seus malefícios e benefícios. Além de pesquisas feitas também foram elaborados questionários com jovens entre 16 e 18 anos. A Tecnologia tem seu lado positivo trazendo conforto, praticidade e oportunidades, no entanto tem seu lado negativo, gerando desemprego em certos casos, dependência e exclusão social. A tecnologia poderá desenvolver seus pontos positivos contanto que as pessoas saibam usá-las corretamente sem fazer com que inovações tecnológicas sejam mais importantes do que a vida.

O AQUCIMENTO GLOBAL (76)

Ensino Médio
Grupo de Pesquisa: Nicole M. de Freitas
                                 Simone Stefani
RESUMO
Este trabalho apresenta informações sobre o aquecimento global, assim, tem-se as causas, conseqüências e precauções desse problema. São abordadas alternativas e idéias que podem ajudar a diminuir a destruição do meio ambiente. É uma tentativa de dar uma ampla visão do assunto, sem esquecer a extensão do tema.

PORQUE OS JOVENS DE HOJE NÃO LEEM? (77)

Ensino Médio
Grupo de Pesquisa: Bruna Thais Pasquali
                                 Patricia Marsiglio pereira
RESUMO
Este trabalho aborda os motivos do desinteresse dos jovens pela leitura. Trata da origem desse problema e as conseqüências na vida do futuro adulto. Apresenta as opiniões de diversos adolescentes na faixa etária dos 13 aos 18 anos e de professores do Ensino Fundamental e Médio para uma análise geral.

0 comentários: