Resumos dos projetos do ano de 2009 - 17 ao 34

Trabalhos do ano de 2009:

SABÃO E DETERGENTE BIODEGRADÁVEIS (17)

Ensino Médio
Grupo de pesquisa: Luiza Borella
                                Simone Aline Slaifer
RESUMO
            Nosso projeto tem como objetivo principal de ajudar o meio ambiente. O sabão ajudará para que menos rios sejam poluídos, pois sua composição é feita com óleo de cozinha que em muitas vezes é jogado ralo abaixo.
            E o detergente é feito com produtos que não poluem a natureza. Isso ajudará o meio e a nós mesmos, porque nos auxiliará na cozinha.

ENERGIA SOLAR (18)

Ensino Médio
Grupo de pesquisa: Maurício Bertuol
                                 Rafael de Lima Lopes
                                 Victor Witt
RESUMO
Foi pego para a construção do trabalho desenvolvido objetos, com os quais foram montados em um carrinho de brinquedo para ter a capacidade de se mover com a energia do sol, fazendo com que a atmosfera não ficasse tão prejudicada com os gases poluentes.

LIXEIRA ELETRÔNICA (22)

Ensino Médio
Grupo de Pesquisa: Gianderson Francisco
                                 Guilherme Ferreira
                                 Leonardo Paviani
RESUMO
            A lixeira eletrônica tem o objetivo de fazer que o aluno não precise levantar da cadeira para ir até o lixo assim o professor não se chateia e não anota o aluno.
            Por isso foi feita uma lixeira de controle remoto que anda pela sala de aula sem fazer barulho e não incomoda os alunos e os professores e é movida a controle remoto que no caso ficaria com o líder.
            Esse trabalho também poderia ser usado para alunos portadores de cadeira de rodas que não podem ficar andando pela sala de aula.

VARAL ELETRÔNICO (23)

Ensino Médio
Grupo de Pesquisa: Guilherme Luis da Rosa
                                 Lucas Mota Vieira
                                 Eduardo de Oliveira dos Passos
RESUMO
            O projeto refere-se a um varal eletrônico.
            Realizado pelos alunos do colégio Maria Araci Trindade Rojas da turma 101 (Lucas, Guilherme e Eduardo)
            Realizamos este projeto com a idéia de ajudar as donas de casa e as pessoas que tem alguma deficiência ou dificuldade física ou motora, a estender e recolher suas roupas sem precisarem puxar a corda do varal que com as roupas torna-se muito pesada.
            Começamos este projeto no dia 17/04/2009 com varias explicações durante o ano na sala de aula, e o desenvolvimento do protótipo em nossas casas. E no dia 19/09/2009 o trabalho será apresentado.

TELHA DE PLÁSTICO (24)

Ensino Médio
Grupo de Pesquisa: Àlisson Padilha
                                Anderson Prigol
                                Ygor Fernandes
RESUMO
            O grupo realizou o trabalho da telha de plástico, onde o objetivo era criar uma telha de materiais recicláveis, utilizando o plástico e priorizando o uso de garrafas do produto de Politereftalato de Etileno (PETs), recicladas. Descontaminamos as garrafas “PET”, tiramos todos os seus detritos, depois o grupo recortou todas as garrafas para fazermos os processos necessários para a telha de plástico. O grupo fez um teste de resistência mecânica sobre a telha de plástico, mas resistiu apenas 2 kg em uma altura de 5m. Após o ultimo teste o grupo realizou uma nova telha com 3 camadas de Politereftalato de etileno e uma camada de plástico poliamida (náilon), por ser mais resistente suportou 3 kg de uma altura de 7 m. embora tenha sido mais resistente, o poliamida requer um processo bem mais complicado em sua reutilização, e apenas encontrado em empresas especializadas na comercialização de materiais industriais.

AQUECEDOR SOLAR (25)

Ensino Médio
Grupo de Pesquisa: Alessandra Mainardi
RESUMO
O objetivo do grupo é construir um aquecedor de água, usando materiais recicláveis, tais como o vidro, cobre serpentina e mangueira. E com a finalidade de produzir a energia usando a água de forma racional, aproveitando a luz solar com os recursos naturais, mostrando uma forma alternativa do consumo diário em benefício ecológico e financeiro.

PLANTAS FERMENTADAS (29)

Ensino Médio
Grupo de Pesquisa: Cauane Susin Bortolini
                                 Dayane Zulianelo
RESUMO
A idéia da presente pesquisa foi analisar se o fermento químico e/ou biológico faria com que uma planta crescesse mais rápido. Levando em consideração que fermentos fazem massas aumentarem de tamanho, será que seria capaz de fazer uma planta crescer? Para esclarecer esta dúvida foi adicionado fermento na terra e foi observado o crescimento da Petrosolium Sativum (salsa).

ENERGIA FOTOELÈTRICA NAS LAMPADAS (30)

Ensino Médio
Grupo de Pesquisa: Rodrigo Garcia Lopes de Salles
                                 Giusephe Tael Much
                                 Marcos Eduardo Lenz
RESUMO
O grupo fez um trabalho sobre a energia solar, onde o principal objetivo é economizar energia das lâmpadas das casas, usando lâmpadas fluorescentes de 12V e paineis solares para obter energia elétricas para as lâmpadas de forma limpa sem poluir o meio ambiente.

AVALIAÇÃO DO CAFÉ NO METABOLISMO DOS RATOS (32)

Ensino Médio
Grupo de Pesquisa: Luisa dos Reis
                                Jéferson Amaral
                                Guilherme Andrade
RESUMO
Foi comprovado que a cafeína altera o metabolismo das pessoas. Conseguimos comprovar que o café altera também o metabolismo dos ratos.
Fizemos experimentos com ratos, e depois colocamos eles em labirintos, para para poder testar se realmente altera o seu metabolismo.

ESTUFA DE GARRAFA PET (34)

Ensino Médio
Grupo de Pesquisa: Anthony Ramon
                                Jenifer Zavariz Roque
                                Jéssica Maiara Dambrós


RESUMO
Este trabalho foi realizado pois nota-se um grande numero de garrafas jogadas no meio ambiente e sabendo-se que as mesmas demoram cerca de 100 anos para se decompor, procura-se uma maneira de pelo menos tentar solucionar parte deste problema através da reciclagem, no caso, a estufa feita de garrafas PET.

0 comentários: